segunda-feira, 14 de julho de 2008


  • "PROJETO VIVENCIANDO O SEMI-ÁRIDO”

    Nós que fazemos a Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite vivenciamos a temática proposta pelo UNICEF “Educação para a Convivência com o Semi-árido”, foram escolhidos o terceiro roteiro – “Como As Crianças Estão Sendo Acolhidas E Como Estão Crescendo No Semi-árido”, o quarto roteiro – “Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido”.
    Após as instruções de setor proponente (SEMED) Secretaria Municipal de Educação. Os educadores envolveram as modalidades. Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª ao 6º ano, para executar o projeto no período de quatorze de abril a trinta de maio.
    O motivo que nos levou a participar da temática supracitada foi estimular nossos alunos para o aprofundamento do conhecimento amplo dos temas da região onde vivemos e o âmbito escolar (história da escola) numa concepção sócio construtivista foram trabalhados os conteúdos propostos. Após planejar coletivamente todas as atividades envolvendo educadores, pais e comunidade através de reuniões, aconteceram vários encontros pedagógicos com a finalidade fr. reelaborar criativamente as ações. Posteriormente a mobilização com a comunidade e orientação para pesquisas de campo, onde os educadores acompanharam o desenvolvimento das atividades, priorizando a sistematização das pesquisas, elaborando os conteúdos dentro de práticas interdisciplinares a partir das aulas de Português, Matemática, Geografia, História, Arte e Educação Física.
    No tocante ao tema e subtemas, consideramos o conhecimento prévio dos alunos, conhecimento este detectados durante o desenvolvimento do projeto, surgindo conteúdos em destaques para ministrá-los de forma interdisciplinar, contextualizando os pontos norteadores para aprendizagem significativas, isto foi fomentando o contexto em sua especificidade e “olhares múltiplos” para cuidar da natureza e do âmbito escolar. Assim a cidadania assumiu novo patamar com a prática inerente aos eixos temáticos do Selo Unicef que implica à participação social.
    As etapas foram executadas e socializadas em sala de aula, enfocando o terceiro e quarto roteiros com os temas citados no início deste relatório..
    As atividades trabalhadas no terceiro roteiro, foram as seguintes: “Elaboração de um Texto sobre a História da Escola; Elaboração de Painel com fotos de acontecimentos referentes ao passado da Escola; Confecção de cartazes com desenhos representando a Escola; Relatório de todas as informações coletadas sobre a Escola; Realização de um passeio no entorno da Escola, como também aconteceu a visita ao antigo prédio da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite onde os alunos puderam conhecer e fazer uma retrospectiva da história desta instituição, caracterizando as temáticas em foco e proporcionando ao aluno o conhecimento de como era e como se apresenta hoje a nossa escola”. Como resposta, após as pesquisas todos os alunos tiveram conhecimento da necessidade da mudança da Escola para este espaço de propriedade do Conselho Nacional de Escola da Comunidade – CNEC e mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios – SEMED.
    Como atividades pedagógicas presente no quarto roteiro, as pesquisas de campo foram intensificadas como forma de colocar o aluno em contato com o ambiente que faz parte da Escola. As atividades práticas realizadas foram: passeio no entorno da escola; visita a duas reservas de plantas diversificadas, visita a Casa das Sementes (ponto comercia), passeio em volta da escola sediada para o preparo e plantio de uma horta que tem o objetivo de melhorar a qualidade nutricional do cardápio da merenda escolar e o plantio das plantas medicinais para o consumo da comunidade para a prática fitoterápica.
    As atividades foram realizadas através de uma metodologia dinâmica, com a criatividade que foi surgindo dentro das áreas do conhecimento, ministrada através de aulas expositivas e dialogadas, desta forma a conexão de aprendizagem foi evoluindo entre todos os envolvidos levando em consideração a exploração das potencialidades e os desafios do momento; buscamos soluções para melhorar a aprendizagem, reelaborando outras atividades visando conhecer melhor o lugar onde vivemos.
    As ações foram registradas passo a passo, conforme o manual do selo UNICEF, isto será anexado no projeto; o produto final comprovou que essa experiência foi proveitosa conforme os depoimentos dos educadores que atingiram suas metas, logo foram expostos todos os trabalhos construídos pelos alunos sob a orientação dos professores como: conclusão de painéis, varal da poesia, fotos, cartazes, relatórios, portfólio de atividades, maquetes, mural, exposição de plantas medicinais e tipos de árvores importantes para arborização. Na área de Ed. Física, houve atividades recreativas com todos os alunos da Escola. A avaliação qualitativa será divulgada através de murais, painéis, fotos e blogs http://escolamunicipaldrgersonjatoba.blogspot.com/; http://www.palmeiraunicef.blogspot.com/ e sites do município sobre o tema.
    Concluímos nossas metas conforme o prazo marcado (30/05/2008), esta culminância contou com a participação dos pais e comunidade onde foram expostas todas as atividades elaboradas e produzidas por esta Escola. Adicionalmente, lembramos a participação da coordenadora do Selo Unicef - Área da Educação Profª. Salésia Maria Cavalcante Santos e das Profªs. Fernanda Passos e Marta, educadoras da SEMED - Palmeira dos Índios – AL.
    Como última etapa do Projeto, foi realizada a avaliação coletiva. Os professores envolvidos com este Projeto estiveram reunidos para analisar os pontos positivos e negativos sistematizando-os e após questioná-los, em síntese foi registrado em ata vários depoimentos que serviram de base para fortalecer o trabalho coletivo em virtude da aprendizagem significativa, a qual aumenta a credibilidade da escola que faz história com o UNICEF.

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